Untitled Document :: CD MEDIA - Duplicação de CD Belo Horizonte BH, Duplicação de DVD Belo Horizonte BH, Impressão, Prensagem, Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, em BH ::

Direitos autorais

A CD MEDIA não trata de direitos autorais. Quem deve tratar disso é o cliente, que solicita o serviço de duplicação. Junto com o pedido, solicitamos uma declaração de responsabilidade, que o cliente tratou os direitos autorais dentro da lei. Porém, em caso de dúvidas, a CD MEDIA pode solicitar mais documentos, para comprovar esta declaração.

Na grande maioria dos casos, o trabalho a ser reproduzido é da autoria do cliente, ou foi produzido para ele por terceiros. Este é o caso de catálogos eletrônicos, apresentações multimídia, filmagens de festas e outros CDMedia, Duplicação de CDs, Duplicação de DVD; Impressão e Prensagem de Mídias.acontecimentos sociais, cursos, etc... Neste caso, a declaração do cliente é o suficiente.

Salientamos porém que qualquer obra feita por terceiros, mesmo não sendo música ou filme, tem sua autoria protegido por lei. Isto é notadamente o caso para programas de rádio e televisão, artigos publicados na imprensa, livros, revistas, fotografias tirados por fotógrafos profissionais, vídeos feitos por produtoras, cursos etc... Pode ser até o caso da filmagem do seu casamento, dependendo do contrato, que eventualmente pode existir entre você e a produtora.

O caso de música é mais complexo. Existem aqui 2 tipos de direitos: Autorais, a serem pagos ao autor da música e de Execução, a serem pagos ao artista que interpretou a obra. Para uma obra comercial, vendido no mercado, normalmente ambas pertencem a uma gravadora.

Links relacionados:

Você pode registrar a sua obra no site da Biblioteca Nacional, (Clique no EDA, escritório de direitos autorais) aonde você vai achar todas as informações a respeito. O registro não é obrigatório, e mesmo sem registro você tem os direitos sobre as obras que você escreveu, gravou, filmou etc... Porém com registro se torna muito mais fácil defender os seus direitos. O registro não é uma obrigação, é um direito. Em caso de dúvida, é melhor registrar. A ECAD trata de arrecadar e dividir entre os cantores as taxas referente a reprodução, transmissão, execução e uso de obras intelectuais de qualquer forma.